top of page
Search

Cavalos Marinhos

  • OZZY
  • Feb 5, 2015
  • 2 min read

Admirados e amados por todos, este pequeno peixe realmente parece ser criado por um artista. Com aparência frágil, possui várias formas, cores e estratégias de sobrevivência.

é um animal de ambiente bentônico (corais, rochas e plantas marinhas). Seu nome científico é Hippocampo do grego (hippo = cavalo) e (campus = monstro). geralmente chamado de cavalo-do-mar, é uma criatura mitológica das mitologias Fenícia e Grega, é retratado realmente como um ser com a metade do corpo de um cavalo e a outra metade com uma cauda de peixe Mas como bem vemos, esse animal nada tem a ver com um monstro, pelo contrário, Exerce em todos um completo fascínio e admiração por suas características. Vivem exclusivamente em climas temperados ou tropicais, muitos se mimetizam perfeitamente com o meio a ponto de se parecer com algas boiando ou pequenos pedaços de corais que somente com um olhar muito minucioso para descobrir seus esconderijos. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.

Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele. A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.

Uma outra coisa curiosa sobre o cavalo marinho é sua reproducao, ela ocorre somente na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis. O macho gera 400 filhotes por vez.

Esse animal merece com certeza sua total atenção, por isso no seu próximo mergulho procure por eles entre os corais e rochas com cuidado. Você poderá ter uma grata surpresa ao encontrá-los.

2008120102475315.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page