O QUE É PLÂNCTON E BENTOS?
- DANNY TRUZZY
- Feb 23, 2015
- 2 min read
Quando mergulhamos e nos deparamos com todo tipo de vida, nem imaginamos que cada pequeno ser tem uma distinção, uma forma de identificar sua origem e seu estilo de vida., suas interações com seus semelhantes, predadores e presas.
Mas as ciências biológicas se importam e muito com sua classificação e seus hábitos, para tanto se utilizam de várias características. O ambiente em que se situam é uma dessas características. Existem vários ambientes no oceano,, e os biólogos se valem deles para entender um pouco mais os seres que o habitam. São eles o bentos e o plâncton, e os seres que vivem neles se distinguem assim:
Animais bentônicos são aqueles que vivem nos assoalhos oceânicos, podemos encontrá-los entre os grãos de areias ou enterrados nela, em costões rochosos. Estão presentes desde as pradarias de gramíneas e algas, recifes de corais costeiros indo até os fundos abissais. São riquíssimas as variedades de espécies bentônicas.
No mergulho podemos encontrar animais bentônicos como: poliquetas conhecidos como vermes de fogo, crustáceos e moluscos são considerados macrobentos. Animais que também podemos ver: Ouriços, estrelas do mar, pepino do mar, corrupto, cracas, entre outros.
Mas existem outros animais bentônicos como os nemátodas e copépodas que são os meio bentos, e por fim as bactérias, protozoários e microalgas que só conseguimos enxergar com o auxílio do microscópio.
Do grego “plangktos” significa “errante”, animais planctônicos são aqueles que flutuam na água, na verdade eles são levados pelos movimentos das correntes e das marés, muitos possuem a capacidade de natação, mas deslocam-se lentamente pela água. O plâncton pode ser dividido em dois grupos: o zooplâncton compostos por animais heterótorfos que não produzem seu próprio alimento, por isso precisam se alimentar de outros animais ou plantas. Esses animais não conseguimos enxergar de tão pequenos, eles são: protozoários, pequenos crustáceos e larvas de pequenos animais. Já o fitoplâncton são seres autótrofos que produzem seu próprio alimento como as microalgas, servindo de base da cadeia alimentar de todo oceano.


Kommentare