As gorgônias
- DANNY TRUZZY
- Feb 17, 2015
- 1 min read
Animais intrigantes, isso mesmo, animais.
Devido suas formas as gorgônias são confundidas com plantas a um primeiro olhar. Isso não é por menos, suas colônias mais parecem ramos de algum arbusto encontrado em meio aos recifes de corais.
Com cores e formas variadas, esses animais que são na verdade coralíneos, Quando um deles morrem, seu esqueleto serve de base para o nascimento de um próximo pólipo, igual os corais que conhecemos. Suas colônias, formam estruturas delicadas e flexíveis para suportar o rigor das correntes oceânicas.
AS GORGÔNIAS FAZEM PARTE DA CLASSE ANTAZOA, JUNTAMENTE COM AS ANêMONAS E OS CORAIS. PERTENCEM À ORDEM GORGONáCEA, SUBCLASSE OCOCORALLIA. SÃO EXCLUSIVAMENTE MARINHOS, VIVEM EM COLÔNIAS ARBORECENTES (FORMATO DE ÁRVORE), E POSSUEM UM COLORIDO VÍVIDO, PODEM CHEGAR A VÁRIOS METROS DE LARGURA. OCASIONALMENTE SEU ESQUELETO É DE CALCÁRIO, COMO NO PRECIOSO “CORAL-VERMELHO”. JÁ A FAMÍLA ISIDAE POSSUE SEGUIMENTOS CALCÁRIOS QUE SE ALTERNAM COM PLACAS INTeRCALARES FINAS E CÓRNEAS, PERMITINDO ASSIM A FLEXIBILIDADE tão conhecida da espécie, QUE SE FOSSE DE OUTRA FORMA SERIA RÍGIDA.
A GORGÔNIA VENTALINA PODE SER ENCONTRADA EM BERMUDAS E CURAÇAO, FLÓRIDA KEYS E OESTE DO CARIBE. SÃO DE REGIÕES NEOTROPICAIS (NATIVO) E OCEANO ATLÂNTICO.
Ao se deparar com uma "planta" em baixo d'água, chegue mais perto e veja que na verdade são essas criaturas fantásticas que chamamos de gorgônias.

Comments