Ascídias, você já viu alguma?
- DANNY TRUZZY
- Feb 17, 2015
- 1 min read
PERTENCEM A CLASSE ASCIDIACEA, SUBFILO UROCORDATA (URO SIGNIFICA TÚNICA E CORDATA - QUE POSSUI NOTOCORDA) FILO CORDATA. SÃO ANIMAIS MARINHOS, TUNICADOS SÉSSEIS, BENTÔNICOS, SOLITÁRIOS OU COLONIAIS. POSSUEM DOIS SIFÕES, UM INALANTE POR ONDE ENTRA A ÁGUA COM OS NUTRIENTES, SÃO FILTRADOS NO SUE INTERIOR E DEPOIS DE ABSORVIDOS OS NUTRIENTES A ÁGUA SAI PELO SIFÃO EXALANTE.
QUEM NÃO CONHECE PODE CONFUNDIR COM UMA ESPONJA DEVIDO A SUA SEMELHANÇA, MAS NÃO É.
AS ASCÍDIAS SÃO ANIMAIS ENCONTRADOS NOS MAIS DIVERSOS AMBIENTES MARINHOS, MAS SÃO PARTICULARMENTE ABUNDANTES NAS REGIÕES COSTEIRAS RASAS.
AS ASCÍDIAS SÃO FASCINANTES ESTÃO ENTRE AS MAIORES E A MAIS DIVERSIFICADAS NA CLASSE DOS TUNICADOS. POUCAS VIVEM ANCORADAS EM SEDIMENTOS MACIOS, A MAIORIA DELAS PRENDE-SE A SUBSTRATOS DUROS. AS ESPÉCIES GRANDES PODEM TER ATÉ 60 COM DE COMPRIMENTO, SÃO DENOMINADAS ASCÍDIAS SOLITÁRIAS VIVENDO ISOLADAS NÃO SE LIGAM A UMA OUTRA ASCÍDIA, COMO AS: CIONA, MOLGULA E STYELA. EXISTEM AS QUE SÃO SOCIAIS VIVENDO EM GRUPOS DE INDIVÍDUOS, ESTÃO LIGADAS UMAS AS OUTRAS VASCULARMENTE ATRAVÉS DE SUA BASE, COMO A CLAVELINA. HÁ AINDA UM GRANDE NÚMERO DE ESPÉCIES FORMADAS POR ASCÍDIAS COMPOSTAS, SENDO CARACTERIZADAS POR PEQUENOS INDIVÍDUOS QUE VIVEM JUNTOS EM UMA MATRIZ GELATINOSA. COMO: APLIDIUM, BOTRYLLUS. SE FOR UM CASO EXTREMO AS COLÔNIAS PODEM MEDIR VÁRIOS METROS DE DIÂMETRO.
A ASCÍDiA PHALLUSIA NIGRA ACUMULA EM SUA TÚNICA, ENTRE OUTRAS SUBSTÂNCIAS, VANÁDIO E ÁCIDO SULFÚRICO. ESSA ESPÉCIE É COMUM SER ENCONTRADA NO LITORAL PAULISTA.

Comments